Início > Roberto Ambrosio > Engajamento




Valores

Honestidade
Sinceridade
Respeito aos valores dos outros
Bom humor

Missão
Trabalhar com grupos para o desenvolvimento das pessoas em todas as esferas – pessoal e profissional – agindo como facilitador e sem perder o foco de meu próprio desenvolvimento como membro de grupos. Questionar-me sincera e constantemente sobre minhas motivações e competências no cumprimento dessa missão.


Um credo para meus relacionamentos com os outros

Você e eu temos um relacionamento que eu valorizo e quero manter. Nós também somos duas pessoas diferentes com nossos valores e necessidades individuais.

Assim, agora que vamos conhecer e compreender melhor nossos valores e necessidades, sejamos sempre abertos e honestos em nossa comunicação.

Quando você estiver enfrentando um problema em sua vida eu tentarei ouvir com aceitação genuína e compreensão de maneira a ajudá-lo a encontrar suas próprias soluções ao invés de impor as minhas. Também gostaria que você me ouvisse quando eu precisar de soluções para meus problemas.

Nos momentos em que seu comportamento interferir com aquilo que eu preciso fazer para atender minhas necessidades, eu contarei a você, aberta e honestamente, como o seu comportamento me afeta, confiando que você respeitará minhas necessidades e sentimentos o suficiente para mudar esse comportamento que é inaceitável para mim. Também, cada vez que um comportamento meu for inaceitável por você, eu desejo que você me diga, aberta e honestamente, para que eu possa mudar meu comportamento.

E quando houverem conflitos em nosso relacionamento, vamos concordar em resolver cada um deles sem que algum de nós recorra ao uso do poder para ganhar às custas da perda do outro. Eu respeito suas necessidades mas também devo respeitar as minhas. Vamos então nos esforçar para procurar por uma solução que seja aceitável por ambos. Suas necessidades serão atendidas, assim como as minhas, ninguém perderá, ambos ganharemos.

Dessa forma, você poderá continuar a se desenvolver como uma pessoa através da satisfação de suas necessidades, assim como eu. Assim poderemos desenvolver um relacionamento saudável no qual ambos nos esforçamos para ser aquilo que somos capazes de ser. E poderemos continuar a nos relacionar com respeito mútuo, amor e paz.

Dr. Thomas Gordon
1978 Gordon Training International.